segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pirâmide Alimentar

Para termos uma alimentação saudável, precisamos fazer refeições que contenham a quantidade ideal de cada tipo de alimento. A pirâmide alimentar é um ótimo modelo para entendermos quais alimentos o nosso corpo precisa em maior quantidade e quais ele precisa em menor quantidade.


Energéticos: São os carboidratos, principais fontes de energia do corpo. Como estão na base da pirâmide, devem ser consumidos em maiores quantidades.

 Reguladores: Estão presentes logo acima dos carboidratos na pirâmide e são importantes para o funcionamento do organismo, além de prevenirem doenças. Fazem parte desse grupo as vitaminas e os minerais, presentes nas frutas e verduras.

Construtores: O grupo acima dos reguladores são as fontes de proteína. Responsáveis pela força dos músculos, tecidos e ossos, são representados pelo leite e derivados, carne, ovos e legumes.

 Energéticos extras: Estão no topo da pirâmide, ou seja, devem ser consumidos em pequenas quantidades porque, em excesso, fazem mal à saúde. Entre eles estão os óleos e as gorduras e os açúcares e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário